Coordenador : Adriana Barsotti Vieira
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388793.2199.347086.06022023
Departamento/Setor: GCO
Área Temática : Comunicação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Até o fechamento deste edital, as reportagens alcançaram mais de 30 mil ouvintes por minuto a cada sábado, de acordo com pesquisa de audiência da emissora CBN, que atinge todas as classes sociais. Cerca de 60% do público está concentrado nos segmentos A e B e os outros 40% divididos pelas classes C, D e E, segundo pesquisa do Ibope. Deve-se levar em consideração que o público impactado é ainda mais alto, considerando que a informação transmitida pelo rádio é normalmente comentada por quem o ouve, o que multiplica o alcance de seu conteúdo. Internamente, além dos integrantes da comunidade acadêmica que ouvem os programas, o projeto beneficia os alunos das turmas das disciplinas Atividade de Extensão, com média de 30 a 40 estudantes por semestre.
Local de atuação: UFF-IACS-GCO- Rua Lara Vilela, 196, São Domingos, Niterói. CEP: 24210590. telefones: 26299762 (GCO); 26299783 (IACS); 26299765 (Coordenação do curso). Parceria institucional com a emissora CBN, do Sistema Globo de Rádio, cuja denominação legal é Rádio Mundial S.A. Rua Marquês de Pombal, 25. CEP: 20230240. Telefone: 2534-5000
Objetivo
Gerais - Fortalecer a extensão na UFF. Socializar a produção radiofônica dos alunos da universidade, difundindo a imagem da instituição perante a sociedade, como uma universidade pública comprometida com a produção e difusão de conhecimento e cultura. Contribuir para a formação profissional e cidadã dos alunos, à medida que o projeto volta-se para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que compõem a Agenda 2030, com metas a serem alcançadas globalmente naquele ano e que foram adotadas pelos 193 Estados-Membros da Organização das Nações Unidas (ONU) Específicos - Criar condições para a produção e experimentação dos alunos na área de rádio, com a divulgação do projeto para além da sala de aula, de forma a integrar a extensão, o ensino e a pesquisa. Fortalecer a troca de saberes entre o meio acadêmico e o mercado, sem perder o senso crítico. Promover a discussão de temas relevantes para o debate da sociedade, visando o desenvolvimento sustentável Meta - Produzir 12 reportagens especiais em áudio, com duração de 5 minutos, a partir dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Divulgar todos os programas no site do projeto, redes sociais, Spotify e outras plataformas de streaming de áudio.
Resumo
O projeto UNIVERSIDADE NO AR existe desde 1996, veiculando reportagens especiais de cinco minutos feitas pelos estudantes de jornalismo da UFF. A partir de 2020, todo o conteúdo dos programas passou a ser pautado pelos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados para a ONU e que compõem a Agenda 2030, assinada por 193 países. Em 2021, foi ao ar o novo site do projeto, que pode ser acessado no seguinte endereço: http://universidadenoar.uff.br/. Ao longo de sua existência, o projeto conquistou vários prêmios. Ficou em segundo lugar, em 2003, no Prêmio EXPOCOM (Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação) da INTERCOM (Sociedade Brasileira de Ciências da Comunicação) e em primeiro no I Prêmio de Extensão da UFF. Em 2009, o Universidade no Ar recebeu menção honrosa no I Prêmio CBN de Jornalismo Universitário, concorrendo com faculdades de todo o país, e ganhou o Prêmio Josué de Castro em outros anos.